Bom dia, Verônica foi lançado em 2016 e, na época, o sucesso do livro foi estrondoso, boa parte desse hype veio da iniciativa dos escritores Ilana Casoy e Raphael Montes em usar um pseudônimo na primeira edição (Andrea Killmore) o que gerou bastante mistério. Agora, com o lançamento pela Netflix de uma série inspirada no livro, voltou muito a se comentar sobre essa história e, eu resolvi aplacar a curiosidade.

A escrivã Verônica Torres trabalha como secretária do delegado da polícia civil na cidade de São Paulo, aparentemente com uma vida pacata, Verônica se envolve em duas grandes investigações. A primeira gira em torno de Marta, uma mulher que comete suicídio depois de ser enganada por um charlatão em um site de relacionamentos, Verônica fica transtornada com a morte de Marta e faz de tudo para encontrar o homem que a enganou. A segunda investigação envolve um policial militar, denunciado pela esposa Janete, o Tenente Brandão pode ser um Serial Killer disfarçado no uniforme da PM.

O que vai contra Verônica é que a escrivã não tem experiência como investigadora, é muitas vezes desacreditada pelo delegado e conta com a ajuda de poucos amigos na polícia, ela acaba metendo os pés pelas mãos em muitos momentos e nesses casos os erros podem ser fatais.

O livro tem uma história fluida e que te prende, mas a narrativa é muito fraca, os autores deixam muitas pontas soltas na trama, há capítulos desnecessários e a personagem Verônica é intragável, cansativa e egocêntrica, difícil ter empatia.

Agora sobre a série da Netflix (que me agradou bem mais que o livro) ela traz um pano de fundo totalmente diferente e uma Verônica mais centrada e fácil de digerir, as pontas soltas que ficaram no livro foram bem amarradas na série o que faz o desfecho ser mais coerente (é praticamente o mesmo desfecho do livro, mas lá eu não gostei). Um ponto a favor do livro é que nele o caso do Amor Ideal é muito melhor explorado e mais emblemático.

Enfim, o que ficou pra mim foi um livro com uma trama muito interessante, mas mal executado e, quanto a série, foi uma adaptação que superou o original e eu recomendo que assistam, além, de Du Moscovis dar um show de interpretação como o Tenente Brandão.

Nome do livro: Bom dia, Verônica
Autora: Andrea Killmore (Ilana Casoy e Raphael Montes)
Editora: Darkside Books
Ano: 2016
Páginas: 256

Leia também a resenha de O diário de Nisha, outro livro da Darkside Books