“Ana Clara não envesga! — disse irmã Clotilde na hora de bater a foto.— Enfia a blusa na calça, Lia, depressa. E não faça careta, Lorena, você está fazendo careta! A pirâmide”.


Esse trecho do livro “As meninas”, ilustra muito bem a diferença da personalidade das protagonistas do romance de Lygia Fagundes Telles. Lia, Ana Clara e Lorena são jovens universitárias  que vivem num pensionato religioso em São Paulo, na década de 1970, plena ditadura militar. 


Lorena é a menina rica que estuda Direito, apaixonada por um homem casado, vive sonhando em seu quarto no pensionato. Por ter oriehnid (dinheiro ao contrário como ela gosta de falar) ela ampara suas amigas nos momentos de dificuldade, mas vive com seus próprios demônios e não consegue esquecer uma tragédia familiar do passado.


Lia talvez seja a mais racional das três amigas, militante na luta contra a ditadura, estudante de Ciências sociais e vive angustiada depois da prisão de seu namorado Miguel. 


Ana Clara é descrita como a mais bonita das três. A estudante de Psicologia faz uso de entorpecentes e passa toda a narrativa sob o efeito de drogas e álcool. Tem muita dor na história de Ana Clara, filha de uma prostituta, foi abusada na infância e teve uma vida de miséria. Agora, o noivado com um rapaz rico é para ela uma salvação, mas se não estivesse apaixonada por um traficante, tudo ficaria mais fácil. 


Lygia Fagundes Telles usa de forma brilhante as vozes das três protagonistas na narrativa, então mergulhamos na mente de cada uma delas num fluxo de consciência intenso. A troca de narradora se dá de forma truncada no início e dificulta a imersão na história, mas o passar das páginas e o reconhecimento de cada voz vai facilitando a compreensão. 
Mais do que a história dessas meninas, Lygia faz uma conexão com o momento histórico e, traz nas páginas do seu livro, um relato real de tortura num dos capítulos mais marcantes da obra.Esse talvez seja um daqueles livros que precisa de um certo esforço na leitura, mas que traz uma grande recompensa. 

Nome do Livro: As meninas
Autora: Lygia Fagundes Telles
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2009
Páginas: 301