Este livro reúne ensaios que a filósofa e pensadora alemã Hannah Arendt escreveu ao longo de doze anos.

Nesses ensaios, Hannah Arendt traça o perfil biográfico de pessoas que foram importantes para sua formação como Martin Heidegger e Karl Jaspers; de amigos próximos como Walter Benjamin e Hermman Broch; ou de pessoas que a fascinavam como Rosa Luxemburgo e Isak Dinesen (Karen Blixen).
São pessoas que viveram suas vidas e, mesmo afetadas pelo período histórico e as duras realidades que tiveram que enfrentar, conseguiram produzir e deixar sua marca no mundo.
Esse foi o meu primeiro contato com uma obra de Hannah Arendt, conhecia sua importância como filósofa e pensadora política, e sabia que seria uma leitura importante. Existem livros que quando você termina tem uma sensação de dever cumprido e esse foi um deles, eu não estava familiarizada com a biografia, as obras e pensamentos de grande parte das personalidades abordadas por Arendt e, isso me levou à várias pesquisas, filmes e leituras extras para ter uma melhor compreensão da obra, o que é muito trabalhoso, mas imensamente gratificante. 

Nome do livro: Homens em tempos sombrios
Autora: Hannah Arendt
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2008
Páginas: 315