as-cabecas-trocadas-thomas-mann-machadianablog

Nome do Livro: As cabeças trocadas

Autor: Thomas Mann

Editora: Companhia das Letras

Ano: 2017

Páginas: 120

Essa obra foi escrita pelo autor alemão Thomas Mann durante a segunda guerra mundial, enquanto ele estava exilado nos Estados Unidos. Mann inspirou-se em uma lenda indiana para desenvolver essa trama de enredo aparentemente simples, mas que carrega profundos questionamentos.

A obra se passa na Índia, onde dois amigos de castas distintas vêem uma linda mulher banhando-se em um lago sagrado. Shridaman é da casta dos brâmanes, mais intelectual e culto que o amigo Nanda, da casta dos operários artesãos. Mesmo com a diferença de casta, Shridaman e Nanda nutrem uma amizade muito bonita e uma grande admiração pelas divergentes qualidades que possuem.

Quando os dois amigos se deparam com Sita, uma linda jovem se banhando no lago sagrado, Shridaman apaixona-se instantaneamente e, Nanda, resolve ajudar o amigo com os trâmites para o pedido de casamento à família da moça, embora também tenha ficado interessado na jovem.

Depois do casamento, a amizade entre entre Shridaman e Nanda permanece forte e se estende à jovem, mas, mais que amizade, Sita começa a interessar-se fisicamente por Nanda.

Nesse enredo simples sobre um triângulo amoroso, Mann consegue desenvolver uma camada mais profunda e falar sobre ética, estética, sobre as forças que regem a vida e as escolhas. Com um tom sarcástico, esse texto tragicômico é um deleite para os admiradores da linguagem rica que Thomas Mann domina muito bem.