Ani “tia” Pema é monja na tradição budista Vajrayana tibetana e é autora de inúmeros best sellers sobre aplicação do budismo no dia a dia. Quando foi convidada pela Universidade Naropa para discursar aos formandos (incluindo sua neta), o tema que lhe pareceu mais propício foi o fracasso. Pensando no futuro de todos aqueles jovens e os sonhos que carregam no momento da formatura Pema quis alertá-los sobre a inevitabilidade de fracassar. Usando como base a frase de Samuel Beckett: “Sempre tentei. Sempre fracassei. Não importa. Tente de novo. Fracasse de novo. Fracasse melhor”, Ani Pema discorre sobre a arte de fracassar, sobre a cobrança que depositamos em nós e sobre a mola propulsora que é enfrentar o fracasso.


Esse livro contém a íntegra do discurso na Universidade Naropa e uma entrevista que Pema concedeu à Tani Simon, proprietária da editora Sounds True. Na entrevista Tani questiona sobre métodos para enfrentarmos o fracasso e sobre os mistérios da vida.
Quando recebi esse livro em parceria com a Editora Global não sabia ao certo o que esperar, a temática da obra não conversa com as leituras que costumo fazer, mas mesmo assim procurei manter a mente aberta para o novo.A grande verdade é que num primeiro momento o livro parece falar o óbvio, mas depois de uma reflexão percebi que mesmo o óbvio é importante ser destacado. Ouvir que devemos enfrentar o fracasso de frente e tentar não nos sobrecarregar com culpa parece clichê, mas talvez precisamos mesmo de um clichê de vez em quando.

Nome do livro: Fracasse, fracasse de novo, fracasse melhor
Autora: Pema Chödrön
Editora: Editora Gaia
Ano: 2021
Páginas: 165