A família Dalmau vive em Barcelona e, em meio a guerra civil espanhola e a vitória do general Franco (a quem a família é oposição), precisam refugiar-se em outro país.


Vitor Dalmau é um estudante de medicina e vive com sua família na Espanha. Os Dalmau são republicanos e lutam na guerra civil, mas com a vitória de Franco precisam sair de seu país.
O irmão de Vitor morreu em combate e só lhe resta a cunhada Roser (grávida) e sua mãe Carme. A travessia da Espanha para a França é terrível, eles passam fome, frio e Carme se perde do grupo. Já na França, Vítor fica sabendo de um navio fretado pelo poeta Pablo Neruda, esse navio levará refugiados espanhóis para recomeçarem a vida no Chile. Como uma forma de conseguir a aprovação para o embarque, Vitor se casa com Roser e registra o sobrinho Marcel como filho.
No Chile, a família vive anos de paz e tranquilidade, apesar de não serem um casal de verdade, Vitor e Roser tem muito amor e cumplicidade e criam Marcel juntos. Roser que era uma grande pianista destaca-se no meio musical e, Vitor forma-se em medicina e torna-se cirurgião.
Após décadas de tranquilidade, um golpe de estado derruba o presidente chileno Salvador Allende e força a família Dalmau a decidir pelo exílio novamente. Será que eles sobreviverão a mais essa provação? E um dia voltarão à Espanha, ou o Chile tornou-se sua nova terra natal?


Esse foi meu primeiro contato com a escritora Isabel Allende, embora seja muito recomendada e premiada. Allende faz jus a sua reputação, a narrativa é fantástica e pouco óbvia. Mergulhei de cabeça nessa obra que só me deixou com um gostinho de quero mais.

Nome do Livro: Longa pétala de mar
Autora: Isabel Allende
Editora: Bertrand Brasil
Ano: 2019
Páginas: 280

Leia também a resenha de A dominação masculina, outro livro da Bertrand Brasil