Cartunista, autora e ativista, Kate Evans é uma artista inglesa reconhecida pelo envolvimento em lutas políticas. 


Em “Rosa vermelha” Kate traz para o universo dos quadrinhos a biografia de Rosa Luxemburgo, uma grande representante do pensamento socialista. Do nascimento, morte, até seu legado nos dias atuais, Kate Evans desnuda a vida,  pensamentos, ideias e composição das obras dessa mulher incomparável. 


Pra quem não conhece nada de Rosa Luxemburgo, o quadrinho pode ser uma boa porta de entrada, com linguagem acessível, ilustrações belas e impactantes. Mas não se deixem enganar pelo formato da obra, ela é densa (como a vida da biografada) e requer muitas pesquisas.
Rosa foi uma economista e filósofa mundialmente reconhecida por sua militância revolucionária pacifista. Nascida na Polônia em uma família judaica, já aos 15 anos ingressou no Partido do proletariado, o que deu início a uma vida inteira de lutas.


Kate Evans passa por toda a trajetória de Rosa, as primeiras greves, a doença que afetou os ossos do quadril (que a fez mancar por toda a vida), os primeiros textos, os amores, a família e, principalmente, escancara a mente brilhante e questionadora de Rosa. 


Rosa Luxemburgo foi tudo e mais um pouco, lendo suas obras e sobre sua vida fica mais que evidente o espírito revolucionário e apaixonado pela luta política, pelo povo, por igualdade e seu pensamento questionador é inspirador, Rosa questionava tudo, inclusive Marx.
Uma mulher que foi constantemente calada e não se calou, constantemente diminuída e não se deixou diminuir, constantemente contestada e sempre se reafirmando. 
Conheçam Rosa Luxemburgo!

Nome do Livro: Rosa vermelha
Autora: Kate Evans
Editora: WMF Martins Fontes
Ano: 2017
Páginas: 222